quinta-feira, 29 de março de 2012

Pneus Mitas Enduro na XRE 300 e tudo mudou

Se você tem uma XRE e, assim como eu, anda em asfaltos e em "estradas de terra", mas não pega trilhas, amigo, vem na minha: Fiquei encantado com a melhoria do desempenho da minha XRE depois que troquei o pneu da frente por um Mitas Enduro, completando o conjunto (o traseiro já vinha com o Mitas há 12 mil Km). Por isso venho compartilhar a boa experiência aqui.

XRE 300, ainda com Mitas atrás e Metzeler na frente.
Os pneus originais da XRE 300 (pelo menos até hoje, 2012) são os Metzeler Enduro 3 Sahara, 120/80-18 (62S) atrás e 90/90-21 (54S) na frente. As dimensões são aparentemente adequadas para a proposta de uma motocicleta de uso misto. A diferença desse para o Mitas fica na coerência, evidente no momento em que se compara, isoladamente, o uso do pneu e o uso da moto.
Metzeler Enduro 3 Sahara
original da XRE
Mitas Enduro, que substituio o
Metzeler na minha XRE

 A XRE em si, embora leve e magra, tem carenagem fixa na frente e banco em dois níveis, o que não dá muito dinamismo para se deslizar no banco (útil quando se precisa vencer obstáculos característicos de um terreno acidentado) e nem fazer manobras muito fechadas, pois o paralama não acompanha a roda e ocupa portanto um espaço a mais na frente da moto quando se explora todo o raio de giro. Então ela se dá bem também na terra, até porque tem cursos de suspensões bem altos (245mm na frente e 225mm atrás) e ela fica longe do solo (259mm). Mas "terra" não é "trilha" e no fim das contas, a vocação da XRE é mista sim, mas sugere um uso mais "on" do que "off". É aí que está a incoerência. 

O Metzeler Enduro 3 Sahara que vem na XRE da fábrica, apesar de não ter seus cravos trilheiros, os sulcos são fundos, a superfície de borracha é bem irregular e é um pneu extremamente flexível, com calibragem baixa (22 psi na frente e 25 psi atrás), que o deixa macio e proporciona especial desempenho na terra, mas deixa um pouco a desejar no asfalto, quando se exige uma superfície mais lisa, dura e estrutura mais rígida - principalmente no sentido de flexibilidade lateral. Propõe, portanto, um uso mais "off" do que "on".

O Mitas Enduro já é mais rígido, com menos "cravos" e usa calibragem muito maior (33 psi, tanto na frente quanto atrás), tem os sulcos igualmente profundos (ou até mais), mas superfície mais lisa - veja ao lado. Quando troquei o traseiro, escolhi uma medida um pouco maior (130/80-18). A vantagem de aumentar a dimensão lateral é um pneu mais estável, tanto na terra quanto no asfalto, porque fica mais pesado (reduz o centro de gravidade e dá estabilidade), além da moto poder inclinar mais, sem perder o contato da superfície do pneu com o terreno. A desvantagem de um pneu mais pesado, principalmente para motos de baixa potência, pode significar uma queda sensível no desempenho e aumento no consumo. No meu caso, a aposta foi compensar o peso maior pela sua superfície (menos cravos e mais contato), que proporcionou mais tração e compensou a diferença de peso. Ficou bem melhor. Eu tive uma XT600E com o Mitas (140/90-18) que foi apaixonante, por isso a recompra. Mas quando troquei, agora, o Metzeler dianteiro da XRE (aos 22 mil Km) pelo Mitas de mesmas dimensões, tudo mudou. A frente da moto ficou mais pesada e se equilibrou (um pequeno balanço, que nasceu com ela, desapareceu) e as curvas ficaram muito mais obedientes e confiáveis. A moto gostou, e muito.

Concluindo, os Mitas custaram cerca de 10% a mais do que custariam os Metzeler novos e responderam por uma diferença extraordinária de desempenho, conforto e segurança - no asfalto. Os novos Mitas tem índices de carga iguais aos Metzeler (62 atrás, ou 265 kg; e 54 na frente, ou 185 kg), e os de velocidade aumentaram de "S" (180 km/h) para "T" (190 km/h), o que não representa muita diferença, até porque a XRE não chega nem ao peso, nem à velocidade desses índices. O desempenho na terra seca muda pouco - para o meu uso, a chácara no final de semana, vai que vai. No barro, os novos Mitas não vão bem, mas o pé vai ter que trabalhar um pouco. E na trilha, seguramente, nem pensar. Por isso essa escolha deve ser feita com muita consciência do que você quer e de qual será a sua rotina, mas se pretende, na sua rotina, pegar um terrão pra se divertir, sugiro já começar pela Lander.

24 comentários:

  1. Guilherme, legal o comentário. Também coloquei um Mitas E-08 traseiro na minha XRE 300 (130/80/18). Ficou um visual muito bonito e espero atingir pelo menos uns 15.000km com ele pelo que andei pesquisando (com o Metzeler original rodei 8.500km). Trocarei o dianteiro também por um Mitas E-08 assim que o original acabar.

    Agora uma dúvida: sempre utilizei nos pneus originais a calibragem 22 dianteiro/22 traseiro quando piloto sozinho.

    Com este Mitas E-08 vc manteve a mesma calibragem e alterou? E para quanto?

    Abraços
    Paulo
    Vitória da Conquista - BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Paulo! O meu Metzeler original também se foi com 8,5mil. O Mitas traseiro vai passar dos 15mil quilômetros com certeza, se bobear chega aos 20 (sem certeza).

      Com relação à calibragem, eu usava o Metzeler com 25 psi atrás e 22 na frente. No Mitas, nas informações que vem impressas na lateral do pneu, a calibragem sugerida é 33 psi, tanto o dianteiro quanto o traseiro. Como a borracha dele é mais durona, eu vi sentido, e tenho usado 33 psi no traseiro e 30 no dianteiro, esse um pouco mais macio, melhor pro conforto - lembrando que esvaziar o pneu é altamente prejudicial, porque ele pode rachar todo e a vida útil dele desaba.. se precisar MUITO fazer isso, faça com ele bem frio.
      Enfim, eu acho que usar o Mitas E-08 com calibragem maior que o Metzeler é mais adequado, até porque se você escolheu esse pneu, é porque não deve pegar muitas estradas de terra (do tipo horríveis), confere? A calibragem baixa é boa pra quando você precisa que o pneu molde o chão irregular, porque ele meio murcho não fica tentando "subir" em qualquer pedrinha, por exemplo, que escorregaria muito e seria difícil de tracionar.. murcho, ele não perde o chão nesses casos. Mas no asfalto, o melhor mesmo é um pneu durão, porque você vai sujeitá-lo a velocidade maior e mais esforço em curvas, e ele tem que ser mais firme, ou a moto ficaria sambando para os lados. Coincidentemente eu acabei de voltar com a minha esposa de um passeio por Santo Antônio do Pinhal, uma cidade serrana (lindíssima) de São Paulo, quase em Minas Gerais. Lá está cheio de lugares turísticos para desbravar, e rodamos uns 20 km por terra. Não posso dizer que tenha sido um teste muito rigoroso, porque foi uma terrinha bem amigável (embora MUITO esburacada), mas mesmo assim, a experiência com os novos Mitas foi 100% de sucesso, com a moto equilibradíssima e obediente.

      * Agora uma observação importante: Recentemente percebi um balanço bem sutil na moto quando estou a uns 30~40km/h.. parece que o pneu está desbalanceado. Fui a uma concessionária Honda declarando esse problema. O cara que me atendeu ficou espantado com a calibragem de 33 psi atrás e 30 na frente, disse que é exageradamente alta! Eu gostaria muito de dizer que esse me passou segurança sobre essa crítica, porque seria uma ótima oportunidade de aprender algo, mas entre essas e outras na nossa conversa, desconfiei da perícia (e da boa vontade) dele, que continuou duvidando da calibragem mesmo lendo as informações no pneu, inclusive nunca tendo ouvido falar em "Mitas", insistindo (sem dizer por quê) que eu fiz a maior besteira em por um pneu que não é o original (e sem também sequer perguntar qual é o meu uso por exemplo), e achei melhor nem deixar a moto lá, fui embora contrariado.
      Mas não poderia deixar de comentar isso aqui, porque bem ou mal, o cara lá é um profissional e deve ter a sua razão - eu vou procurar saber mais sobre isso. Se você souber de algo também, a gente descobre se eu estou realmente fazendo besteira!
      No mais, a sua XRE está com quantos quilômetros? Quanto acha que vai durar o dianteiro original?
      Um abraço
      Guilherme

      Excluir
    2. A minha 2016 está com pneu traseiro original ainda está bom com 18.500 km

      Excluir
  2. Guilherme, realmente rodo 95% em asfalto e 5% em estradas de chão. Por isso optei pelo Mitas E-08 130/80/18, pois acredito que terá maior durabilidade e aderência em asfalto seco.

    Coloquei o Mitas recentemente. Só rodei 180 km com ele até agora, mas já percebi que no asfalto tem uma ótima aderência. No chão, tem que andar mais "tranquilo". Mas como o meu uso maior é no asfalto, não tem problema.

    Já com relação à calibragem, acredito que vc esteja realmente utilizando uma calibragem muito alta.

    Se vc observar, no pneu dianteiro original Metzeler, marca 38psi (que é o mesmo que 38 libras), no entanto, utilizamos 22 libras, conforme recomendado pelo fabricante. E com esta calibragem 22 diant/22 tras (só piloto) e 22/28 (piloto + carona) cheguei aos 8.500km no pneu traseiro (e ainda dava pra rodar mais uns 1.000km) e acredito chegar até aos 12.000 km no dianteiro. Então, seguindo esta lógica, mesmo sendo informado 33 psi no pneu 130/80/18 Mitas, acredito que seja a calibragem máxima suportada pelo pneu, mas não necessariamente, a indicada para uso.

    Pelo que andei pesquisando, creio que o ideal para este pneu traseiro seja em torno de 24 psi (só piloto) e 30 psi (piloto + carona)no máximo, considerando que peso 75kg e minha esposa 58kg.

    Quando eu trocar o pneu dianteiro também pelo Mitas, também não passarei dos 24 psi (com ou sem carona). Mas mesmo assim, irei acompanhar o desgaste dos pneus para melhores ajustes.

    Uma calibragem muito alta causará maior desgaste no meio do pneu, reduzindo a sua durabilidade. Como já dizia Buda, o melhor caminho é o caminho do meio, e não os extremos... hehehe. Portanto, nem muito vazio, e nem muito cheio!

    Concordo com vc quando diz que ficar enchendo e esvaziando o pneu pode vir a danificá-lo. Então sempre que preciso fazer isto, procuro fazer com os pneus frios, pela manhã. Quando é para dar caronas rápidas que não estavam programadas, é preferível rodar com a calibragem que o pneu está...

    Não sei se te ajudei, mas também ainda estou na fase de pesquisas, por isso te questionei sobre a calibragem que vc utiliza. É sempre bom procurarmos outras opiniões e experiências de outros usuários.

    Se descobrir mais informações sobre a calibragem correta, favor nos informar!

    Obrigado,
    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, obrigado! Eu não tinha percebido as 38 libras no Metzeler dianteiro da XRE. E agora já são 2 x 1, eu vou reduzir um pouco a calibragem dos Mitas da minha moto, ver como ela vai.
      Dei uma olhada no Fórum da XT600 e tem um cara lá fazendo o maior sucesso com um Mitas que deve passar dos 20mil km. Ele está usando 26 na traseira e 23 na dianteira, sozinho com 75kg. São 3 x 1, perdi! Vou considerar um pouco mais pro meu caso (90kg, mais garupa) e rodar com 29/23.
      Obrigado, amigo.
      Um abraço!

      Excluir
    2. E acabei de ver também um outro louco no fórum da XTZ Lander, que usa Siracs na XT660 dele com 33 no pneu traseiro e 29 no dianteiro. Ainda acho que vou continuar na pegada de reduzir um pouco os meus, pra ver como ele vai. Me lembro de certa vez ter furado o Mitas traseiro da minha moto. Um furinho besta, que eu percebi quando ele estava com 24psi, e estranhei muito o comportamento dele! Então não vou manter essa de 29/23.

      Excluir
    3. Boa Tarde irmão gostaria de mudar também o PNEU da minha Moto quero colocar um 130 na Traseira qual vc me Indica e se é preciso modificar alguma coisa na Moto a minha Moto é XRE 2013 ok agradeço qualqeur informação.

      Excluir
    4. Danilo, boa tarde! Não poderia te indicar um pneu sem saber que uso você pretende fazer (se vai rodar no terrão, se na cidade ou se vai fazer alguma viagem longa -- e por que tipo de terreno seria essa viagem), mas posso dizer que a largura 130mm cabe na XRE sem precisar adaptar nada. Fica atento ao índice de peso e velocidade (tem um artigo aqui que fala só sobre isso - http://www.guiamoto.com.br/#!Pneus-Como-escolher-e-o-que-esperar-deles/hs8qv/56696b8b0cf20ee65ade8a55). No mais, a minha XRE gostou muito de um pneu mais largo do que o original -- eu usava mais é no asfalto. Abraço, irmão

      Excluir
  3. Blz! Qualquer coisa, estamos aí!


    Att
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. amigão... por favor... onde comprou esse Mitas Enduro... com melhor preço é claro...

    franco-porto@hotmail.com

    sou motociclista e adoraria manter contato com todos... pois adoramos tanto fazer amizades como andar sobre 2 rodas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei onde você está, mas sei que no Sul existem boas opções pra comprá-lo. Em São Paulo capital, onde eu estou, já percebi que a melhor opção é ir lá no centrão e bater perna entre as lojas (Rua General Ozório, Guaianazes, Conselheiro Nébias), porque a cada semana, alguma novidade de preços aparece.

      Os meus pneus comprei na Wing Motos, que fica na própria General Ozório, 465 (11 2713-4755). Não estou com os valores aqui, mas paguei algo como R$ 250 no dianteiro e uns R$ 400 no traseiro (mais mão de obra). Eu gosto dessa loja especialmente porque conheço a turma de lá e então sou sempre muito bem atendido. Mas mesmo assim, vale visitar as lojas vizinhas também (as sérias), porque além de você conseguir alguma barganha, sempre vai ter alguma informação interessante pra compartilhar com os amigos aqui! ;)

      ** Importante: Em prol da nossa própria tranquilidade, segurança e preço do seguro, despreze os estabelecimentos de peças roubadas - percebê-las é fácil e evidente: são as lojas miúdas e miseravelmente sujas, que basta uma olhada rápida no "muquifo" e você percebe o estado das peças espalhadas pelo chão, que vem até riscadas e sujas de graxa ..difícil é pensar como pode a polícia deixa isso rolar assim, à solta - pra você ter uma idéia, quando roubaram a minha XT600, em 2009, o delegado da 14ª Delegacia de São Paulo (Deputado Lacerda Franco, em Pinheiros) me "sugeriu" ir nessas lojinhas do centro e "ver se reconhecia alguma parte da minha moto"!! Pode acreditar?!! Mas a vida tem dessas e nos cabe fazer a nossa parte pra esses vagabundos continuarem perdendo espaço (que já estão) para comerciantes sérios. Basta valorizarmos as lojas limpas e pedir nota fiscal! Boa sorte lá, e não esquece de nos dizer como fez! ;)

      Um abraço!

      Excluir
  5. oi galera...
    meu nome é FLÁVIO e sou do RJ. Gostei muito das dicas dos pneus e pretendo trocar os meus,tenho uma XRE 2011, e também acompanhar e compartilhar conhecimentos com todos...
    mas, o que mais me chamou a atenção foi a dica das "lojinhas muquifo", recente mente visitei SP na esperança de salvar minha XTZ 750 recuperada de roubo e provavelmente patrocinei o que acabaram me fazendo (roubo) comprando o "bura" e olha que ainda falta é peça, haja visto que peças pra motos deste porte e ano de fabricação são difíceis... porém, pretendo ainda reerguê-la mesmo que pene na procura... se alguém puder ajudar... agradeço...BOA SORTE A NÓS TODOS...

    ResponderExcluir
  6. Fala, Flávio!
    Cara, vale a bronca: Comprar de bandido é dar ao sujeito um bônus pelo feito. Além disso, você comprou uma coisa que já tinha dono, e isso é bem feio. É precisamente por isso que o seguro das motos populares é tão caro. O da XRE é impensável (pro meu perfil, 55% da moto, ou R$ 6mil), enquanto o seguro da minha antiga Harley não passava R$ 1,4mil, menos de 5% da moto. A relação é bem simples: Se o vagabundo rouba e não consegue vender, e ele para de roubar.

    Mas vamos à parte legal. Não sei se você conhece, mas no fórum da XT600 tem uma tribo super unida, que dificilmente deixa um brother na mão. Lá tem uma discussão inteirinha sobre a Super, que rola desde simples troca de idéias e informações, até uns loucos que "fazem" peças personalizadas e vendem pra galera, como cavalete central e suportes de bagageiro.. e seguramente há quem saiba dizer onde encontrar peças originais legítimas pra tua gatinha. Tenta lá: http://www.forumxt600.com.br/forum/forum41.html O site não é aqueeela boniteza, mas tem informação pra passar o fim de semana todo lendo!! Fora isso, se eu tropeçar com algum cara que tenha ou saiba algo mais sobre isso, vou lembrar de você.
    Boa sorte, man!

    ResponderExcluir
  7. Respondendo ao Franco Porto, informo que comprei o meu Mitas 130/80/18 no site da Duas Rodas (www.drpneus.com.br). Comprei à vista com pagamento em boleto através do Pag Seguro Uol.

    Quando comprei o no mês passado, o pneu custava R$ 340,00 + 59,00 de frete para a minha cidade. Ou seja, gastei 33% a mais em relação ao pneu original da XRE, porém se este Mitas realmente rodar em torno de 20.000 km, terei rodado 150 % a mais! Espero que dure tudo isto...

    O pneu Mitas E-08 130/80/18 custa agora no site R$ 391,00 (fora o frete), mas se realmente durar o que os usuários mais antigos afirmam, ainda vale a pena comprá-lo. No mínimo, o visual ficou muito melhor!

    Att,
    Paulo

    ResponderExcluir
  8. Ola guilherme, ótimas dicas, vou testar o mitas e-08 espero rodar 20mil km com ele. Gostaria de tirar algumas duvidas, se você puder ajudar:
    Quero colocar um protetor de punho na minha XRE, mas não encontro no mercado um protetor especifico para ela, e tenho receio de comprar outro e não conseguir adaptar ou não ficar legal, você tem algum para indicar?
    Moro próximo ao litoral, meus raios estão enferrujados, os raios cromados enferrujam? ou terei que comprar raios inoxdáveis? Vc tem alguma dica de proteção contra ferrugem p a moto?? abraço

    ResponderExcluir
  9. Oba, Marcus!
    (Continuo satisfeito com os meus novos pneus - já não tão novos - e sustento a indicação.. vai firme!).
    Sobre o protetor de mão, a Honda não trabalha com essas peças originais, mas sugere produtos da Cirtuit.. e eles tem um modelo "ALLOY BICOMPONENTE SHORT" (esse aqui http://www.circuit.com.br/dept.aspx?d=528) que segundo a própria Circuit, é o único modelo (deles) que serve à XRE300, e não precisa de adaptação: é pegar e instalar.

    Agora, sobre a ferrugem, eu não saberia dizer um metal que resista à oxidação no litoral. Os aros cromados em tese suportariam, mas claro (a aplicação do cromo pode ser bem ou mal feita), além do que vento, areia, chuva, sol etc etc etc vão estragando a camada cromada e ou você croma de novo (um processo meio caro), ou talvez sim, o aço inoxidável, deve guentar a bronca por mais tempo. De qualquer forma, pra vencer a maresia é banho com muita frequência.. e proteção pra ferrugem, de fato, eu só conheço uma: Óleo. Manter os metais limpos e com uma boa camada de óleo é um trabalh(ão) que com certeza vai resolver.
    Espero ter ajudado.. a gente se fala. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, percebi que no link da circuit tem algumas siglas e medidas diferentes como por exemplo:
      -PROT MAO ALLOY BICOMP SHORT 13,5 BC/AZ - GUIDOES AL / PT
      -PROT MAO ALLOY BICOMP SHORT 15,8 PT/BC
      -PROT MAO ALLOY BICOMP SHORT 17,5 PT/VMF

      Voce saberia me dizer o que significa essas siglas e qual a diferença entre essas numerações?

      E que tipo de oleo é esse?
      Obrigado

      Excluir
    2. Cara, não tenho certeza, acho que esses números se referem ao tamanho desses protetores. Sugiro que ligue e esclareça direto com eles, é mais garantido - (12) 3648-2774.
      Sobre o óleo, qualquer óleo em spray já vai resolver - tipo WD-40.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Amigos, minha XRE está à venda! Vai virar uma moto maior. Deixei um anúncio no Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/honda/xre-300/300cc/2010/243156) e num espacinho do meu domínio (http://catalogodasmotos.com.br/xre/). Quem se interessar, podemos marcar um encontro pra conhecer a moto! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Amigo poderia informar exatamente o modelo do pneu? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel, o que eu usei na minha XRE (e agora pus no dianteiro da V-Strom) é o E-08. E pelo que eu pesquisei recentemente pra V-Strom, cheguei novamente à Wing Motos, no centro de São Paulo -- Rua General Osório, 495. Boa sorte.

      Excluir
  12. Depois de tanto tempo se q tem alguém aí q usou os pneus mitas para dizer se ele durou os 20mil km?
    Vlw obrigado e ABC a TDs.

    ResponderExcluir
  13. Tirei muitas dúvidas com vocês e estou preste a trocar os pneus da minha XRE com 12000 km e vou colocar o E-08. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir