O mercado nacional de motocicletas passou quase 30 anos carente de alternativa ao modelo absoluto da Yamaha, a Ténéré, que apareceu no Brasil na década de 1980. Desde que surgiu, a Ténéré ganhou freios a disco, carinha nova, faróis incrementados, mudou, desmudou. Enquanto o mercado nacional crescia, aumentava o seu poder de consumo e perdia o seu tempo de lazer, a consciência e inteligência dos consumidores foram perdendo espaço para a ansiedade e as considerações de preferência foram migrando da engenharia e do uso para a diferenciação social.
Assistindo a Yamaha nadar de braçada com a sua exclusiva opção bigtrail no Brasil, a BMW foi pra lá de atenta. Em 2009 estabeleceu lá os seus acordos fiscais com a fabricante brasileira Dafra e soltou a isca. Quando o lançamento da G 650 GS foi oficializado a fila de compradores já extrapolava as modestas expectativas da BMW para o Brasil. Claro, o mercado ganhou a sua segunda opção. Nos próximos dois anos, Yamaha, KTM, Kawazaki e Honda rechearão o mercado nacional com opções de motocicletas da categoria bigtrail e caberá a nós, consumidores conscientes, participar amigavelmente desses lançamentos para possibilitar que os fabricantes identifiquem o que nós realmente queremos. É simples, fácil, amigável. e todos ganham. E esta é a minha súplica.
O meu twitter: @guilhermeaudi
Yamaha XT 660 R: R$ 27.153,00* |
Pontos fortes: É potente e muito resistente, confiável para grandes viagens e tem custo de manutenção relativamente barato.
Pontos fracos: É muito visada, tem autonomia curta (cerca de 250 km) e é muito desconfortável na estrada, tanto para a garupa quanto para o piloto.
BMW G 650 GS: R$ 29.825,00* |
Pontos fortes: Tem grande autonomia com seu tanque de 17l., é extremamente confortável e fácil de pilotar.
Pontos fracos: Mal acabamento especialmente nas partes plásticas, comandos mal posicionados, manutenção caríssima e a distância do solo é muito baixa: raspa facilmente o cavalete (antes do protetor do cárter) mesmo em lombadas, se a moto estiver com piloto e garupa.
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